Concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina ocupa uma área de 84 mil m2. Inaugurado em março de 1989, objetiva através de múltiplas atividades a integração da América Latina. O programa cultural do Memorial da América Latina, idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro, envolve amplos espaços culturais.
 
Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda
Estação Metrô Barra Funda
Informações pelo telefone 3823-4600
Internet:
http://www.memorial.org.br
Acesso gratuito
Dias e horários de funcionamento:
• Pavilhão da Criatividade e Salão de Atos Tiradentes
Terça a domingo - 9 às 18 horas
• Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Segunda-feira a sábado - 9 às 18 horas; domingo - 9 às 15 horas
• Visitas monitoradas (90 minutos), de terça-feira a domingo, para grupos de escolares ou turistas podem ser agendadas gratuitamente pelos telefones 3823-4600.
Fotos: Iatã Cannabrava

Tudo isso você pode ver visitando o Memorial:

Pavilhão da Criatividade: uma exposição permanente de arte popular latino-americana e brasileira, além de uma ala para exposições temporárias e para exibição de vídeos. No piso, coberto por um vidro transparente, o público pode conhecer um pouco do folclore latino-americano, caminhando sobre uma maquete criada pelos artistas Gepp e Maia. Também pode adquirir peças de arte popular, publicações e Cds na "lojinha" localizada no Pavilhão.

Auditório Simón Bolívar: um dos maiores de São Paulo, com 1600 lugares, apresenta uma programação artística variada. Em seu interior, obras de Alfredo Ceschiatti, Carlos Scliar, Maria Bonomi, Tomie Ohtake e Victor Arruda.

Biblioteca Latino-Americana Victor Civita: uma das poucas bibliotecas do mundo especializada no tema América Latina, coloca à disposição do público um rico acervo de livros, publicações, fitas e vídeos, além de obras de Mário Gruber e Marianne Peretti.

Salão de Atos Tiradentes: utilizado para cerimônias, abriga o painel "Tiradentes" (18 metros x 3 metros), realizado por Cândido Portinari em 1948, além de uma escultura de Bruno Giorgi e os painéis dos artistas Caribé e Poty.

Praça Cívica: um amplo espaço aberto, destinado a grandes manifestações culturais, onde se encontra um dos símbolos do Memorial da América Latina: a escultura "Grande Mão", de Oscar Niemeyer. Na Praça das Sombras, circundado por palmeiras, fica instalado o edifício sede do Parlamento Latino-Americano.


 

Memorial da América Latina Parque da Água Branca Sesc Pompéia Estação Ciência
Parque Villa-Lobos Museus Estádio do Pacaembú Parque do Jaraguá
Centros Esportivos Entreposto Ceagesp Casas de Espetáculos Bibliotecas infanto-juvenis
Senac - Centro de Comunicação e Arte Centros de Informações Sesi e Senai Lazer e Diversão
Cursos Livres Forró e Samba Patrimônio Histórico Shopping West Plaza