Para conhecer a história de São Paulo é preciso caminhar pelos seus bairros. Em cada quarteirão, ruas ou avenidas está escrito um pedaço da história, vê-se os diferentes estilos arquitetônicos, as preferências nos usos e costumes.
 
  Sociedade Beneficente União Fraterna
Outro imóvel que preserva a memória da região é o da Sociedade Beneficente União Fraterna, na rua Guaicurus 27, construído no início da década de 30. Sem leis de proteção aos trabalhadores, principalmente imigrantes, associações como a União Fraterna supriam a previdência social, proporcionando auxílios e benefícios aos seus associados.
Fotos: Iatã Cannabrava

  Tendal da Lapa
O chamado Tendal da Lapa (rua Constança 72), preservado como uma casa de cultura que promove cursos e apresentações de música e teatro, também faz parte da história de São Paulo e de muitos cidadãos que ajudaram seu desenvolvimento e progresso.

  Largo da Frequesia do Ó
Um bom destino é o Largo da Frequesia do Ó, cuja comunidade em setembro de 1996 comemorou o bicentenário da paróquia Nossa Senhora do Ó. A primeira capela da região, de Nossa Senhora da Esperança, foi construída em 1618. A capela Nossa Senhora do Ó surgiu em 1794, destruída por um incêndio em 1896. A nova Matriz seria inaugurada em 1901, existindo até hoje.

 

Memorial da América Latina Parque da Água Branca Sesc Pompéia Estação Ciência
Parque Villa-Lobos Museus Estádio do Pacaembú Parque do Jaraguá
Centros Esportivos Entreposto Ceagesp Casas de Espetáculos Bibliotecas infanto-juvenis
Senac - Centro de Comunicação e Arte Centros de Informações Sesi e Senai Lazer e Diversão
Cursos Livres Forró e Samba Patrimônio Histórico Shopping West Plaza