Conjuntura 2007
Conjuntura 2007 - março, Esta publicação, iniciativa da Nova Sociedade Comunicação, tem o objetivo de oferecer subsídios para uma reflexão sobre a atualidade brasileira e o acontecer mundial, em que as perversidades do modelo marcam o caminho da desesperança. Os textos de Paulo Cannabrava Filho, constituem contribuição para o debate que julgamos mais que necessário, num momento em que a sociedade é chamada a forjar um Pacto Social, único caminho para a retomada do desenvolvimento e o resgate da dívida social. Contudo, chama a atenção de que sem mudanças de rumo, sem novos paradigmas, o desenvolvimento sob o mesmo modelo só acarretará aumento das desigualdades sociais.
Os dados utilizados foram retirados de jornais, notadamente O Estado de São Paulo e de sítios oficiais do governo federal. Esta edição trata das mazelas do atual modelo de desenvolvimento e instiga a busca de caminhos próprios para o Brasil.

Clic para baixar o arquivo PDF


A reprodução é permitida e gratuita desde que solicitada autorização.
 
Conjuntura 2003
Conjuntura 2003 - Outubro, Esta edição, com textos de Paulo Cannabrava Filho, faz uma reflexão sobre as teorias econômicas em voga e sugere a busca de uma nova cultura -  a Revolução Cultural Necessária - para livrar o país da dependência intelectual que nos faz prisioneiros dos ditames do imperialismo de nossos dias.

Clic para baixar o arquivo PDF


A reprodução é permitida e gratuita desde que solicitada autorização.
 
Conjuntura 2002
Conjuntura 2002 - Janeiro, Esta edição foi escrita após a vitória de Lula com 52,3 milhões de votos para seu primeiro mandato como Presidente da República. Nela, Paulo Cannabrava Filho oferece ampla análise sobre a presente conjuntura nacional e as perspectivas que se abrem para o novo governo retomar o caminho do desenvolvimento e resgatar a dívida social. Uma reflexão que se mantém atual.

Clic para baixar o arquivo PDF

A reprodução é permitida e gratuita desde que solicitada autorização.
Hay versión en español de esta edición

 

Lançada em Brasília a Articulação Nacionalista


Constituída no Congresso a Frente Parlamentar em Defesa do Brasil. Reeditando a antiga Frente Parlamentar Nacionalista essa nova Frente integra a Articulação Nacionalista, da qual participam intelectuais e lideranças civis e militares, criada para lutar pelo resgate da soberania nacional e a realização de um projeto nacional de desenvolvimento. Em Carta Aberta ao Presidente Lula da Silva os coordenadores da Articulação  indicam os pontos mínimos necessários para retomada do desenvolvimento. Clic aqui para ler.

Fundamentos de um Projeto de Nação


Esta profunda reflexión sobre como construir un proyecto nacional, elaborada por Luís Toledo Machado, está sirviendo de base para la reconstrucción de un Frente Parlamentar Nacionalista en el Congreso Nacional
 
Coyuntura -  iniciativa de Nova Sociedade Comunicação, tiene el objetivo de ofrecer subsídios para una reflexión sobre la realidad brasileña y temas de la actualidad. Ese espacio también estará contribuyendo a la discusión para la formulación de un Proyecto Nacional necesário para fundamentar un Pacto Social. Los textos publicados son selecionados por el equipo de consultores de Nova Sociedade y son de responsabilidade exclusiva de sus autores. Navegue por la ventana lateral para leer los textos.
La reproducción es permitida y gratuita desde que solicitada autorización.
 

Fundada en Brasília la Articulación Nacionalista

Fué fundada en el Congreso Nacional el Frente Nacional en Defensa de Brasil. Reeditando el antiguo Frente Parlamentar Nacionalista ese Frente integra la Articulación Nacionalista, de la que participan intelectuales, líderes civiles y militares y se propone a luchar por la soberanía nacional y la realización de un Proyecto Nacional de Desarrollo. En una Carta Abierta al Presidente Lula da Silva, los coordinadores de la Articulación indican los puntos mínimos necesários para retomada del desarrollo.Clic aqui para leer.