Cordélia Canabrava Arruda
Biografia

Cordélia Canabrava Arruda


Brasileira de São Paulo, foi a pioneira mundial 
a interpretar e gravar a obra pianística completa
de Satie. 
Representante e correspondente no Brasil 
da Fundação Erik Satie, com sede em Paris.

Cordélia Canabrava Arruda iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade, com seu avô materno, o maestro Biagio Cimino, em Jabuticabal, SP.  Em 1947 diplomou-se pianista, com louvor, pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo,  onde tinha como mestre de piano o ilustre Prof. Samuel Archanjo dos Santos.  No mesmo ano licenciou-se em Letras Anglo-Germânicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Sedes Sapientiae". Optou pelo magistério de Inglês, para grande pesar de seu mestre de piano.  Casou-se cedo, teve filhos, dedicou-se à família, mas seu piano nunca foi abandonado. Fez curso de virtuosismo com o saudoso Prof. Hans Bruch e, posteriormente, com o emérito Prof. José Kliass, com o qual terminou seus estudos pianísticos e gravou  uma série de programas para a TV Cultura de São Paulo, “Ouça Música Conosco”, em 1970.

Somente em 1979 Cordélia conheceu Satie. Sentiu-se tão identificada com o compositor que resolveu estudar toda a sua obra pianística, bem como aprofundar-se no conhecimento do hoje famoso compositor francês. Foi a intérprete do primeiro disco de Satie lançado no Brasil e da primeira integral pianística mundial, concluída em 1986, em vinyl. Sua dedicação valeu-lhe o convite para ser a correspondente e representante da "Fondation Erik Satie", sediada em Paris.  Tornou-se uma das maiores especialistas satistas,  através de muito estudo e pesquisa.

É associada ao ES newsgroup http:www.niclas.fogwall@pop.landskrona.se

e é citada nos seguintes endereços:


http://hem.passagen.se/satie/db/contest.htm                                               
                                                 http://www.af.lu.se/~fogwall/perform.html

Em 1996, a pianista masterizou os 8 Lps gravados e produziu, nos Estados Unidos, cinco Cds, nos quais apresenta a obra pianística de Satie em absoluta ordem cronológica, fato absolutamente inédito. Escreveu também os folhetos dos discos, nos quais esmiuçou todo o repertório satista, transformando-os em verdadeiras aulas sobre o compositor.

Cordélia  dá muitos recitais Satie. A divulgação da obra do compositor francês é uma missão.  Já se apresentou no Grande Auditório  de Campos do Jordão, no Centro Cultural São Paulo,  no Conservatório "Ars et Sciencia do Brasil", no Clube de Campo de São Paulo, no Clube Paulistano,  no Woman's Club do Brasil, no Teatro Crowne Plaza,  na San Francisco State University (USA) e no MASP (grande auditório), entre outros. Apresentou ainda uma série de 18 programas, na Rádio Cultura FM de São Paulo, "SATIE DE CABO A RABO", onde todas as obras de Satie (piano, canto, música de cena, etc.), com diversos intérpretes, são comentadas e tocadas, incluindo diversas primeiras audições no Brasil, com produção de José Roberto Prazeres, programa esse que foi apresentado em diversas fundações radiofônicas do Brasil.

Mantém correspondência com a Fundação Satie, dando-lhe conhecimento de tudo que aqui acontece envolvendo o "bom mestre de Arcueil" e com o ES newsgroup da Suécia, de onde recebe cartas do mundo todo.  É procurada por jovens pianistas que lhe pedem partituras e conselhos sobre a interpretação das obras de Satie, incentivando-os sempre a apresentarem obras do compositor em recitais e concertos.

Comentários

  • A notável pianista Cordélia Canabrava Arruda autentica de maneira gloriosa e perfieta sua profunda endopatia estilística com o "enfant terrible" da música francesa. Ela se torna partícipe na criação artística do autor...... A sonoridade de Cordélia é um permanente regalo auditivo..... Seus "rubati, tempi, são exemplares...... Cordélia Canabrava Arruda tornou-se, internacionalmente, umas das mais completas e admiráveis intérpretes de Satie.....
    (José da Veiga - Diário Popular)\
  • A interpretação de Cordélia de Satie, revela inteligência e sensibilidade.... Técnica dominadora, a serviço da musicalidade e da inteligência.......
    (Carlos Vergueiro - O Estado de São Paulo)
  • Seu trabalho é como o de um ourives: detalhado e preciso..... Nenhuma intenção do compositor é negligenciada......
    (Carlos Vergueiro - Som Três)
  • Nós lhe somos infinitamente gratos e vos felicitamos por tudo que tem feito para o conhecimento de Satie, bem como pelos seus belos discos.
    (Ornella Volta - Secretária Geral da Fundação Erik Satie)
  • Cordélia Canabrava Arruda, pianista satista apaixonada e eminente.....
    (Ornella Volta)

| Voltar |