Realizações
 
Projetos nos quais a Nova Sociedade Comunicação participou como prestadora de serviços essenciais seja na área de criação como execução.
 

 

Espaço Cultural CPFL: Novas Identidades – A vida em transformação – Conhecimento/Sabedoria/Felicidade

Formatação, administração e gerenciamento da agenda do Espaço Cultural CPFL, localizado em Campinas. Em 2005 a agenda cultural segue sendo um fórum de reflexão sobre o mundo contemporâneo, com o objetivo de organizar informações que contribuam para a montagem de um grande painel sobre o século XXI. A programação completa do espaço está disponível no sítio www.cpflcultura.com.br

 

No tempo do Tempo: uma experiência editorial inovadora

Pronac nº 046388 aprovado pela Lei Rouanet em 17/02/05. O projeto visa a publicação de um livro de autoria de Wladir Dupont que relate a história do matutino paulistano O Tempo entre 1950 e 1960, uma experiência editorial e gráfica inovadora para a época, tendo como pano de fundo a imprensa local, muito mais diversificada e politizada que a atual, e como cenário o contexto político social do país, no auge da volta triunfal do getulismo ao poder e seu final trágico.

 

Da oca à Oca: a história social e política do mobiliário brasileiro

Pronac nº 050334 de janeiro de 2005. O projeto visa a criação de um livro que fale sobre o nosso mobiliário, como o país se adaptou e acomodou seus ocupadores do século XV até nossos dias. Da oca à Oca e à Casa Cor, do período da pré-colonização à convivência entre a pluralidade de estilos e estéticas, marca essencial de nossa contemporaneidade.

 

O Padeiro Manuel: a saga da imigração portuguesa no Brasil

Pronac nº 046332 de novembro de 2004. Após intensa pesquisa em Portugal e no Brasil, através da história de Manuel, um padeiro português, o autor Paulo Cannabrava Filho, relatará em forma de livro a saga dos imigrantes portugueses que aportaram no Brasil no século XX, descrevendo sua cultura, notadamente desenvolvida em torno das padarias e botequins.

 

Povos de São Paulo

Com o objetivo de mostrar fragmentos que ilustram a origem multiétnica da capital paulista, o projeto composto de um documentário, um livro, 26 videocrônicas e uma exposição fotográfica (resultados de workshops ministrados por grandes nomes da fotografia brasileira) –, realizado em 2004, focou em como a cidade de São Paulo deglutiu e digeriu as influências culturais dos povos imigrantes, manifestando-as reinventadas pouco tempo depois. Povos de São Paulo teve a coordenação de Iatã Cannabrava, Jurandir Muller e Rachel Monteiro.

 

Fórum Intermunicipal de Cultura

Elaboração do projeto de comunicação da prefeitura de Rio Claro e participação no planejamento e organização dos vários eventos do Fórum realizado em 2004, dentre os quais o Fórum Regional de Políticas Culturais em Rio Claro;

 

III Fórum Regional de Políticas Culturais

Prestação de serviços na organização e participação no evento ocorrido em Rio Claro de 17 a 19 de junho de 2004. Na ocasião, Beatriz Cannabrava atuou como conferencista na mesa Vários mundos de várias cores.

 

Adhemar de Barros trajetória e realizações

Lançamento de livro de Paulo Cannabrava em maio de 2004, resultante da pesquisa e sistematização do acervo doado ao Arquivo do Estado de São Paulo em 2001;

O Novo e o Velho Mercado Municipal de São Paulo  

Exposição fotográfica realizada no Mercado Municipal em São Paulo em setembro de 2004;

 

São Paulo de Piratininga 

Exposição fotográfica realizada no  Museu do Banespa em São Paulo em janeiro de 2004;

 

O dia da Posse

Exposição fotográfica realizada em São Paulo no Viaduto Sta Ifigênia em  fevereiro de 2003;

 

Maria Della Costa

Prestação de serviços para o projeto da exposição realizada em São Paulo em dezembro de 2003;

 

www.bandeirapaulista.org.br

Pesquisa e sistematização, em 2003, sobre o desenvolvimento do atendimento de saúde na estância climática de Campos do Jordão e elaboração do sítio institucional do Hospital Leonor Mendes de Barros da Bandeira Paulista contra Tuberculose e Doenças Pulmonares na Internet

 

Negócio de Mulher

Assessoria e produção para os projetos Negócio de Mulher, livro lançado em 2003, e IV Concurso de Empreendimentos Produtivos liderados por mulheres, da ong Rede Mulher de Educação;

 

O Presépio Napolitano de São Paulo

Prestação de serviços para o projeto do livro O Presépio Napolitano de São Paulo, de José Roberto Walker e Iatã Cannabrava, publicado em 2002;

 

Catedral da

Prestação de serviços para o projeto do livro Catedral da , de Rosana Delellis da Formarte, publicado em 2002;

 

Serra

Em 2002 foi realizada pesquisa histórica para o projeto de resgate de memória da Serra da Mantiqueira para o documentário Serra, do diretor Flávio  Frederico, lançado em 2004;

 

Foto São Paulo – jornada cívica e fotográfica pela recuperação do centro de São Paulo

O projeto Foto São Paulo, idealizado pelo fotógrafo Iatã Cannabrava e realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo constituiu-se em uma grande jornada fotográfica pelo centro histórico-cultural de São Paulo. Em apoio ao plano de revitalização do centro da cidade, mobilizou pessoas, objetivando voltar os olhos da população ao centro. Aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro de 2001, reunindo quase 3 mil pessoas, divididas em diversos grupos. Trinta e oito renomados fotógrafos foram convidados como coordenadores, cada um responsável por uma área do centro ou algum tema relacionado com o local. A exposição com as fotografias do projeto Foto São Paulo, na Estação das Artes Praça Julio Prestes, foi visitada por mais de 10 mil pessoas em 2001.

 

www.adhemar.debarros.nom.br

2000 a 2003 – Pesquisa e sistematização das informações contidas no acervo de Adhemar de Barros e elaboração do sítio www.adhemar.debarros.nom.br, com mais de 500 páginas com informações completas sobre a trajetória e realizações do personagem.

 

Um Olhar sobre o Mundo

Exposição fotográfica da National Geographic realizada no Museu da Imagem e do Som em São Paulo em abril de 2000.

 

Recuperação do Acervo Adhemar de Barros

1999 a 2001 – Pronac nº 994655 aprovado pela Lei Rouanet – Resgate, recuperação, classificação, sistematização e arquivamento do acervo documental e iconográfico de Adhemar Pereira de Barros, que foi doado pela família ao Arquivo do Estado de São Paulo e está a disposição do público.

 

A História do Trem

Exposição fotográfica realizada no Museu da Imagem e do Som em São Paulo, em outubro de 1999.

 

Espaço Monteiro Lobato

1996 a 1998 – Planejamento e confecção do Espaço Monteiro Lobato na Internet, no marco do Projeto Memória 1998 – Monteiro Lobato, patrocinado pela Fundação Banco do Brasil e Odebrecht. Inaugurado em maio de 1998, esse espaço recebeu o Prêmio ABERJ de Comunicação Empresarial 1999, além do selo de Destaque da Embratel e o selo Nota Dez da Escola Net.

    

Seminários Mercosul

1995 – Realização de série de Seminários sobre A Integração dos Municípios no Mercosul, em parceria com Associações Comerciais e Industriais e Prefeituras Municipais e o apoio do Centro de Comércio Internacional da UNCTAD/GATT, trabalho precedido de intensa pesquisa sobre histórico da integração continental e potencialidades de áreas dos países membros.

 

Olha o Tietê

Concurso realizado em 1992 para recuperar a imagem do rio. O projeto foi  promovido pelo governo do Estado, com fotografias e vídeos enfocando a beleza remanescente, a degradação e a convivência do Tietê com a comunidade. Foi apresentada também uma categoria especial de fotos históricas, resgatando imagens da época em que o Tietê era limpo. Uma exposição com os trabalhos foi realizada na passagem subterrânea da rua da Consolação.

 

Revele o Tietê que Você – uma expedição cívica, ecológica e fotográfica ao rio Tietê

O projeto, coordenado por Iatã Cannabrava em 1991, reuniu cinco mil pessoas que fotografaram o rio Tietê em um único dia, em todas as cidades ribeirinhas. Foram formados 79 grupos de fotógrafos profissionais e amadores, da capital e do interior, em um grande movimento de cidadania, chamando a atenção para o importante papel da fotografia na consciência ecológica.